É TEMPO DE FAZER MISSÕES

terça-feira, 13 de julho de 2010

JOHN KNOX (1513?-1587) Foi na Escócia que surgiu o nome presbiteriano. E o grande nome da reforma escocesa é John Knox.

John Knox

Não se sabe ao certo a sua conversão, mas em 1547 foi levado para a França, onde ficou preso dezenove meses. Libertado foi para a Inglaterra, onde exerceu o pastorado por 2 anos. Em 1554 teve de fugir da Inglaterra, onde foi para Frankfurt e depois Genebra (acolhido por Calvino).
Em 1559 voltou para a Escócia, onde fez a famosa oração “pai dá-me a Escócia senão eu morro”. Lá extrapolou a área religiosa, atingindo também a vida política e social do país. Sob sua influência, o parlamente escocês declarou o país oficialmente protestante, em dezembro de 1567, e a igreja recebeu o nome de Igreja Presbiteriana, contaminando até o parlamento escocês. John Knox faleceu no dia 24 de novembro de 1587.

O presbiterianismo foi levado da Escócia para a Inglaterra; de lá, para os Estados Unidos, e no dia 12 de agosto de 1859, chegou ao nosso país o primeiro missionário presbiteriano: Ashbel Gren Simonton.
Os seguidores de Calvino se espalharam rapidamente por toda a Europa. Na França, eles eram chamados de Huguenotes; na Inglaterra, puritanos; na Suíça e Países Baixos, reformados; na Escócia, presbiterianos. E até os dias de hoje a Escócia inteira se denomina presbiteriana.


Fonte:http://www.fabiodiniz.com
Postado em 13 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOMENTO MISSIONÁRIO